Quantos tempo é necessário trabalhar para se aposentar?

Nesse caso, é necessário saber o tempo que o trabalhador contribuiu para o INSS, para a possibilidade da aposentadoria, que enquadra-se na modalidade de aposentadoria por tempo de contribuição.

Uma das aposentadorias mais comuns é a por idade, que exige que o indivíduo complete 65 anos, se for homem e 60 anos, se for mulher. No entanto, a aposentadoria por tempo de contribuição tem como exigência o tempo mínimo de contribuição de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens.

A partir disso entra a famosa regra dos pontos 86/96, na qual as mulheres devem atingir 86 pontos e os homens, 96. Essa regra é a somatória da idade com o tempo de contribuição. No entanto, a mulher que contribuir por 30 anos, poderá se aposentar integralmente, sem incidir o fator previdenciário, aos 56, já que 30+56=86, e os homens que contribuírem por 35 anos, poderão se aposentar aos 61, já que 35+61=96. Com isso, a aposentadoria poderá ser antecipada em alguns anos.

Entretanto, a cada dois anos essa regra é modificada, subindo um ponto. Então, em 2021, passará a valer a regra 87/97.

Se a pessoa atingiu o tempo de contribuição, porém não atingiu os pontos necessários 86/96, irá incidir sobre o cálculo da aposentadoria, o fator previdenciário, que tem como objetivo evitar que as pessoas se aposentem mais cedo. Com isso, o valor da aposentadoria será reduzido, se o indivíduo queira se aposentar antes de alcançar a pontuação mínima.

Mais dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário ou entre em contato conosco pelos telefones (11) 4378-5357 / (11) 4378-5359.

Não caia em golpes!
Nossos contatos continuam os mesmos.
Qualquer contato com os advogados do nosso escritório devem ser feitos pelos canais oficiais. Caso recebam mensagens de pessoas se passando por representantes de nosso escritório, denuncie e entre em contato conosco pelos canais oficiais de comunicação.