Salário-maternidade: como conseguir?

Na Previdência Social existem alguns tipos de segurados: segurado empregado, segurado empregado doméstico, segurado contribuinte individual, trabalhador avulso, segurado especial e ainda tem o segurado facultativo. Todos os que contribuem para o INSS terão em regra o direito do salário-maternidade desde que preenchido alguns outros requisitos.

A segurada empregada deve solicitar este benefício para a própria empresa a partir dos 28 dias anteriores ao parto, apresentando um atestado médico informando que ela não poderá continuar exercendo as atividades.

Se a segurada for desempregada, o benefício será requisitado no INSS a partir da data do parto.

O segurado trabalhador avulso, segurado especial, contribuinte individual ou facultativo, o salário-maternidade será pedido a partir do nascimento da criança ou com 28 antecedendo o parto com um atestado médico.

Se a mãe não solicitou o benefício mesmo após o nascimento da criança, é aconselhável pedir após a geração da certidão de nascimento. Hoje com o INSS digital, muitos casos de salário-maternidade já podem ser concedidos automaticamente, assim que o pedido é feito no site: https://www.inss.gov.br/.

Existe salário maternidade para mães que adotam os filhos?

O salário-maternidade também é possível por meio de adoção, no qual todos os adotantes terão direito ao benefício a partir do início da data da guarda ou mesmo da adoção. Neste caso será necessário apresentar o termo de guarda ou a nova certidão.

No caso de aborto espontâneo, a funcionária deverá pedir na empresa a partir da data do aborto apresentando o atestado médico comprovando o ocorrido. As outras trabalhadoras solicitarão o benefício para o INSS também a partir da data do aborto.

Nos casos de empregadas, empregadas domésticas e trabalhadora avulsa, não há necessidade de ter contribuições prévias. Isso significa que se a mulher trabalhou por um dia de carteira assinada, ela automaticamente terá direito ao benefício, não será exigida a carência.

Se for contribuinte individual, facultativa ou aposentada especial, é preciso ter 10 meses de contribuição para então pedir o benefício.

Documentos necessários para solicitar o benefício:

  • Carteira de trabalho
  • RG e CPF
  • Comprovante de residência
  • Certidão de nascimento da criança ou atestado médico informando o período da gestação com a data provável do parto.

Duração do benefício:

A duração do salário-maternidade é de 120 meses, podendo ser estendido por 14 dias antes ou depois do parto em casos específicos de gravidez de risco.

Vale ressaltar que o prazo para solicitar o salário-maternidade é até os 5 anos da criança!

Se tiver mais dúvidas, deixe um comentário ou entre em contato conosco pelos telefones (11) 4378-5357 / (11) 4378-5359.

Não caia em golpes!
Nossos contatos continuam os mesmos.
Qualquer contato com os advogados do nosso escritório devem ser feitos pelos canais oficiais. Caso recebam mensagens de pessoas se passando por representantes de nosso escritório, denuncie e entre em contato conosco pelos canais oficiais de comunicação.