Reforma da Previdência: o que vai mudar?

Diariamente acompanhamos diversas especulações sobre a Reforma Previdenciária do atual Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, que propõe diversas alterações no ramo, desde tempo de contribuição à idade mínima, e isso é o que vem assustando todos os brasileiros. Contudo, para você não se surpreender tanto com essas modificações, que ainda estão aguardando para serem aprovadas, é muito importante você saber o que poderá mudar, já que isso vai impactar a vida financeira de todo o país.

Um dos principais objetivos dessa reforma é promover a igualdade entre os brasileiros, além de sanar algumas dívidas do cofre público, arrecadando mais, do que gastando.

Confira as principais mudanças:

– Tempo de contribuição: aumento para 40 anos de contribuição para o trabalhador que pretende adquirir a aposentadoria integral pelo critério da contribuição mínima. Atualmente, o homem deve contribuir por pelo menos 35 anos, e a mulher por 30. Com isso, foi adicionado 5 anos para os homens e 10 anos para as mulheres.

E continua o critério dos 15 anos de contribuição (180 meses) para a aposentadoria proporcional, que visa acelerar o procedimento do benefício para quem já cumpriu os 180 meses e tem menos da idade mínima.

– Idade mínima: Atualmente os homens podem se aposentar com 65 anos e as mulheres 62, contudo, a reforma prevê um aumento de 3 anos para as mulheres, que poderão adquirir a aposentadoria com no mínimo, 65 anos, igualando-se aos homens, que permanecerá a mesma.

– Transição: a partir do ano de 2022, a idade mínima irá avançar 12 meses a cada dois anos, sendo mantida até atingir 65 anos. E para os segurados do RGPS (Regime Geral de Previdência Social), terá um aumento de 30% para o tempo que faltar para os trabalhadores regidos pela CLT se aposentarem.

Além disso, será cobrado um pedágio para os homens que faltam cumprir 35 anos de contribuição e para as mulheres que faltam cumprir 30 anos de contribuição.

Fique atento para as próximas notícias sobre a Reforma da Previdência!

Ainda tem dúvidas de como adquirir a sua aposentadoria? Deixe um comentário, ou entre em contato conosco pelos telefones (11) 4378-5357 / (11) 4378-5359.

Não caia em golpes!
Nossos contatos continuam os mesmos.
Qualquer contato com os advogados do nosso escritório devem ser feitos pelos canais oficiais. Caso recebam mensagens de pessoas se passando por representantes de nosso escritório, denuncie e entre em contato conosco pelos canais oficiais de comunicação.